Propaganda política

Na contra-mão do mundo, gosto de propaganda política. Me divirto vendo os textos de outras encarnações, a mesma postura mudando apenas o personagem. Gosto de ver a tentativa vã que a maioria dos candidatos faz para se identificarem com determinados eleitores. Gosto no sentido mais cruel da palavra. Mais feio, admito.

Ontem, um deles falava sobre o que o capitalismo provocava. Frases feitas, clichês, como já era de esperar. Mas era tudo verdade! E se dissesse o mesmo do socialismo diria a verdade mesmo assim, usando as mesmas frases de tão clichês que eram... E falava aquilo com uma convicção de dar inveja! As frases eram tão "linhas gerais" que poderiam ser usadas para definir uma entrevista de emprego, um concuso de miss.

Mas só para esclarecer, não sou adepta de nenhuma filosofia política. Se optasse por alguma, seria a que prioriza a natureza. De resto... todos chovem no molhado e não dá para defender uma ou outra bandeira quando todas são fundamentais. Não consigo optar entre socialismo (que para mim não passa de um sonho de mundinho perfeito) e o capitalismo (mundinho perfeito de poucos mas que dá sim, oportunidade para muitos).

Gosto de ver o trabalho dos publicitários. Por exemplo, deram uma repaginada tão grande no Lula e que até eu votei nele. Estão tentando fazer o mesmo com o Dilmão. Acho que a repaginada do Lula foi tão eficiente que se estendeu até o próximo candidato, Dilma no caso. Foi tão eficiente essa troca de imagem que até ela vai sair beneficiada. E não venham me dizer que foi o plano de governo dele, porque acho que não foi só isso não. A imagem (como um todo) conta muito sim.

Yeda Crusius escurece os cabelos em época de campanha. Essa é outra que me dá medo.

Mas confesso que gosto mais mesmo é de ver os candidatos ao cargo de vereador. Aí sim, é um show de horrores dos mais divertidos. 

E agora que o post já está demasiado grande, enfadonho (desconfio) e já perdi o foco, vem o melhor: onde foi parar o idealismo? Que falta fazem os adolescentes...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como cada signo troca uma lâmpada

Agora é certo, fato, fatíssimo