Gostar de moda não é usar tudo o que aparece pela frente como se nao houvesse amanhã. No futuro, nós mesmos poderemos rir do que vestimos hoje. Tudo bem que a moda vai e volta (se foi, que ficasse lá), mas certas coisas deveriam ser poibidas, como as ombreiras, por exemplo. Meia-calça branca. Alça de bolsa de corrente dourada. Ah, mas foi criada e eternizada por um ícone da elegância, Coco Chanel! E daí? A ideia dela pode ter sido ousada na época mas é horrivel!

Voltando, gostar de moda nada tem a ver com futilidade e muito menos com parecer igual a todo o mundo para ser aceito. Mesmo de jeans, blusinha fashion de viscoelastano e rasteirinha, como todo o mundo,  eu seria aceita como parte da maioria. Por isso, minhas escolhas são tão pessoais, e meu estilo (me orgulho de ter um e me dou o direito de admitir sem modéstia) tão coerente com minha personalidade. De qualquer forma eu seria "estranha". Até nua, acho que seria "engraçada". Para mim, moda serve para isso. Para que cada um seja como é, dentro de um conceito de uma época. Alguém aí se atreveria a usar um tamanco holandês só para fugir das sapatilhas e dizer que usa só o que gosta? Alguém aí sai nu na rua em nome do conforto e da beleza? Não, é preciso usar e para isso, precisamos escolher. Por que não optar por coisas  coerentes com o que somos e deletar de vez o que odiamos? É através da moda que dizemos numa primeira olhada (segunda e muitas outras posteriores) os gostos e as escolhas que compõe tal pessoa. É através da moda que podemos dizer o quanto somos inadequados, sensíveis, descompronissados ou rebeldes nesse mundo.

Sim, eu gosto de ver como as pessoas se expressam. Gosto de moda. Gosto de estar bonita. E quem disser que estar bonito independe de optar por essa ou aquela roupa, estará mentindo. Ou estaríamos bonitos usando ombreiras, meias de lurex com sandália?


Mas não se iluda, não boba a ponto de achar que o visual define completamente uma pessoa. E também não sou boba a ponto de achar que moda é só vontade de vender isso ou aquilo. Parte das pessoas. Quem faz a mídia são as pessoas. A demanda.

Moda entre outras definições é o retrato da época. É tanto pet jogado no lixo, é tanta pobreza, que vai ser tão comum o uso de sandálias como as da foto que vai ser considerado moda. Eu usarei as minhas com as tiras feitas de fita vhs.

E você, o que acha?
Seja bonzinho...

Comentários

Coisa Frágil disse…
ola,

chegeui até aqui por meio de minhas andanças na blogosfera...pulando de blog em blog...
adorei seu post....

bjus e lindo domingo p ti
Ricardo Chicuta. disse…
Minhya moda parou no começo da década de 90,com o movimento grunge.Até hoje uso camisetas,calças jeans e camisa xadrez de flanela.
Como ninguém mais tem coragem de usar isso virou o "meu" estilo.
E quanto a você parecer engraçada nua nossa banca examinadora vai ter que analisar fotos e videos.Pode mandar para o meu email r.chicuta@hotmail.com
graziela disse…
Ricardo, ao menos tu tem um estilo, né.

Postagens mais visitadas deste blog

Como cada signo troca uma lâmpada

Agora é certo, fato, fatíssimo