O assassinato do português

Tanto falam que "como é que fulano quer ser respeitado se escreve errado em documentos?'. Que se tu não sabe português, como é que tu quer aprender outro idioma? Quer encher uma pessoa de moral e não sabe que ironia não tem h? Não é bem assim.

Azedume à parte, não gosto de valew com w. E tem outra, o que eu sei, quando eu sei, defendo com toda convicção, discuto até a morte, o resto não passa de meras conjecturações. Tive que perder a vergonha dos erros de português para poder aceitar críticas nesse assunto. O problema é que sem medo, me permito errar mais. E caio no conceito do parágrafo acima: como é que vou defender uma ideia se nem sei como se escreve? Não concordo totalmente, embora ache maravilhoso e muito construtivo um texto escrito sem nenhum erro.

Tudo bem, sempre há uma maneira de descobrir o certo. Se mal conheço uma pessoa e vejo algo escrito por ela errado, é claro que ela desce no meu conceito. Quando recebo algo escrito errado, me sinto como no dia em que um ex-namorado, iludido achando que eu ainda gostava dele, foi me convidar para sair vestindo calça de moletom e pasme: sapato. Tremenda falta de cuidado, de consideração com o outro. Do verbo: se foda o que pensa a fulana. Imagine se recebesse dele algo do tipo: teu cheiro me incita. Bom, eu sim ficaria incitada a cometer um ato violento.

Mas gente, não sei onde é s ou z. Troco g por j todos os dias. Mania de escrever com sc onde só iria s ou c.Sei o mesmo que qualquer um sabe, mesmo tendo lido muito, boa parte da vida. Mas li muito, muito mesmo. E não sei quando devo escrever onde e aonde. Meu marido fica orgulhoso por ter casado com uma mulher inteligente, que coloca acento no quê. Agora coloco acento em todos os quês do texto, tentando imprssioná-lo (vai que eu acerte...). Numa redação, num concurso que tirei segundo lugar, em vez de escrever pesquisa, que eu não sabia se era com z ou s, escrevi "desenvolvimento de novas tecnologias".

Definitivamente, a inteligência e a cultura não se mede pelos erros na escrita. Pela ortografia, só se pode concluir se a pessoa é cuidadosa ao escrever ou não, e quando te mandam um e-mail sem um único erro, agradeça. Sim, a pessoa fez mais do que sua obrigação, ela se preocupou com o que você pensa a respeito dela, sua opnião faz sentido para ela. Ou teria escrito deseleixadamente, porque todos erram.

(Depois dessa, prometo revisar, pensando nos meus leitores, que merecem minha consideração)

Comentários

The Husband disse…
Wife, escreve no word, ele corrige quase tudin, depois tu posta.

E o nosso blog? cria uma conta, faz um layout (do verbo laiaute, como já ví escrito) e vamoquevamo, assim mesmo, sem hifem,se é que vai hifem, se é que hifem merece um "h", se é que a terra é plana, se é que...

The husbando.
graziela disse…
Não gosto. Mas vou ser mais cuidadosa.

qto ao blog, está em construção.,

Postagens mais visitadas deste blog

Como cada signo troca uma lâmpada

Agora é certo, fato, fatíssimo